sexta-feira, 24 de julho de 2009

Ser professor no contexto atual

As concepções entre aprender e ensinar, assim como as novas exigências educacionais que se fazem necessárias e indispensáveis por uma educação com mais qualidade, nos levam a escolher os caminhos e a refletir sobre a nossa a prática diária. Descrevo algumas idéias que considero essenciais na formação do professor no contexto atual, segundo pensadores e teóricos relevantes no âmbito educacional.
* O professor deve despertar o entusiamo nos alunos (John Dewey)-os alunos se sentem valorizados e reconhecidos quando o professor está entusiasmado e transfere este sentimento para a turma, reconhecer o esforço e valorizar as atitudes e as idéias dos alunos, faz com que se sintam motivados a aprender.
* O conjunto beneficia o ensino (Edgar Morin)-a fim de favorecer a aprendizagem, o professor deve articular e interligar os conhecimentos e os conteúdos, relacionando-os com a realidade de seu aluno e o contêxto em que vive, certamente haverá maior reflexão, pois as experiências favorecem e estimulam a atividade criativa dos educandos, facilitando a compreensão da educação em sua totalidade.
* O professor deve se qualificar (Philippe Perrenoud)-o professor deve se atualizar diariamente, e qualificar-se sempre que possível, ampliando sua visão cultural e refletindo sobre suas práticas, os alunos reconhecem e precisam de professores mediadores e que estabeleçam a comunicação entre ambos, para juntos construirem o saber.
* Professor reflexivo=Professor pesquisador (Antônio Novoa)-a prática do professor deve ser o seu objetivo de pesquisa, é pesquisando e refletindo que o saber se elabora e vem de encontro aos interesses dos alunos, as suas expectativas e aos objetivos a serem alcançados, refletir sobre a sua formação é ter mais consciência, discernimento e compreensão dos fatos.
* Pensar no aluno a partir do aluno (Tânia Marques) - significa ensinar nosso aluno a partir de suas necessidades e motivações, refletindo sobre o que estamos ensinando, a quem, ou seja qual o perfil do meu aluno, o meio em que vive, e também repensar de que maneira vamos ensinar. Será que o que pretendo ensinar vai de encontro às suas expectativas? será que a linguagem que utilizo está adequada? o aluno está interagindo ou apenas absorvendo os conhecimentos? É pensar no aluno e colocar-se no lugar dele enquanto aprendiz.
* Justificativa: Escolhi estas idéias porque acredito serem fundamentais no processo de formação do professor, pois são atitudes que visam mudanças e contribuem para a formação integral dos nossos alunos. Relacionando a minha prática em artes, considero importante a expressão, a troca de experiências e a motivação em ensinar e aprender, pois como diz Vigotsky: "o professor deve ser um "impulsionador" frente aos seus alunos" este exemplo amplia nossos horizontes e nossa criatividade, instigando nossos alunos a não serem meros receptores e sim formadores de opinião.

Nenhum comentário:

Postar um comentário