quarta-feira, 19 de agosto de 2009

Análise dos filmes

NASCIDOS EM BORDÉIS


Este filme foi emocionante porque mostrou a aproximação entre uma professora com um grupo de crianças e o envolvimento de ambos com a arte, neste caso com a fotografia.
O que me chamou mais atenção foi o quanto a artista-professora soube aproximar a experiência que tinha em meio a vida das crianças, despertando suas percepções e sensibilidades, a estética e os valores desconhecidos por elas.
As crianças foram orientadas a ver o mundo com outros olhos, as imagens, a cultura e a valorização de suas potencialidades foram aos poucos adquirindo valor e importância em suas vidas. No momento que saíram para outros lugares, começaram a ter novas experiências e alegrias, além da aprendizagem e da interpretação de suas imagens conseguiram perceber que alguém se importava com eles e esta relação era de cumplicidade e troca de experiências.
Através da análise do filme é possível constatar que ser professor é dar o exemplo e se dedicar, tentando fazer a diferença na vida de nossos alunos. É certo que muitas realidades e desigualdades nem sempre podemos mudar, mas acredito que mudanças sociais e comportamentais são possíveis, só dependem de esforço e iniciativa, somos sujeitos em constante aprendizagem e a motivação e o reconhecimento produzem ótimos resultados.

ENTRE OS MUROS DA ESCOLA

Neste filme foi possível identificar o perfil de professores e alunos frente a uma sociedade alheia a virtudes e a valores que também não eram levados em consideração na proposta pedagógica da escola. Problemas ocasionados por falta de regras e critérios de avaliação, de aprendizagem, de convívio social e principalmente de integração no ambiente escolar.
A falta de respeito entre alunos em relação aos colegas e professores e também a não existência de propostas pedagógicas com o intuito de alcançar objetivos comuns em busca do conhecimento foi constante.
Muitas falhas ocorreram também pela falta de proximidade, conhecimento e reconhecimento de aptidões, necessidades psicológicas e significativas na aprendizagem dos alunos como dos professores.
A análise deste filme nos faz refletir sobre a autoconsciência do ser professor e quanto nossas atitudes, exemplos e métodos de ensino interferem na aprendizagem e na conduta de nossos alunos.
O conhecimento adquirido e construído, deve interferir e agregar significado, interferindo na vivência dos alunos. Devemos conduzí-los e envolvê-los no processo educacional, o professor é o mediador capaz de impulsionar e quem sabe alterar os padrões antisociais vistos no filme e semelhantes em nossas salas de aula, comprometimento e principalmente sabedoria e sapiência também são importantes, para saber contornar situações indesejáveis e formar cidadãos conscientes de seus direitos e deveres.

sexta-feira, 24 de julho de 2009

Ser professor no contexto atual

As concepções entre aprender e ensinar, assim como as novas exigências educacionais que se fazem necessárias e indispensáveis por uma educação com mais qualidade, nos levam a escolher os caminhos e a refletir sobre a nossa a prática diária. Descrevo algumas idéias que considero essenciais na formação do professor no contexto atual, segundo pensadores e teóricos relevantes no âmbito educacional.
* O professor deve despertar o entusiamo nos alunos (John Dewey)-os alunos se sentem valorizados e reconhecidos quando o professor está entusiasmado e transfere este sentimento para a turma, reconhecer o esforço e valorizar as atitudes e as idéias dos alunos, faz com que se sintam motivados a aprender.
* O conjunto beneficia o ensino (Edgar Morin)-a fim de favorecer a aprendizagem, o professor deve articular e interligar os conhecimentos e os conteúdos, relacionando-os com a realidade de seu aluno e o contêxto em que vive, certamente haverá maior reflexão, pois as experiências favorecem e estimulam a atividade criativa dos educandos, facilitando a compreensão da educação em sua totalidade.
* O professor deve se qualificar (Philippe Perrenoud)-o professor deve se atualizar diariamente, e qualificar-se sempre que possível, ampliando sua visão cultural e refletindo sobre suas práticas, os alunos reconhecem e precisam de professores mediadores e que estabeleçam a comunicação entre ambos, para juntos construirem o saber.
* Professor reflexivo=Professor pesquisador (Antônio Novoa)-a prática do professor deve ser o seu objetivo de pesquisa, é pesquisando e refletindo que o saber se elabora e vem de encontro aos interesses dos alunos, as suas expectativas e aos objetivos a serem alcançados, refletir sobre a sua formação é ter mais consciência, discernimento e compreensão dos fatos.
* Pensar no aluno a partir do aluno (Tânia Marques) - significa ensinar nosso aluno a partir de suas necessidades e motivações, refletindo sobre o que estamos ensinando, a quem, ou seja qual o perfil do meu aluno, o meio em que vive, e também repensar de que maneira vamos ensinar. Será que o que pretendo ensinar vai de encontro às suas expectativas? será que a linguagem que utilizo está adequada? o aluno está interagindo ou apenas absorvendo os conhecimentos? É pensar no aluno e colocar-se no lugar dele enquanto aprendiz.
* Justificativa: Escolhi estas idéias porque acredito serem fundamentais no processo de formação do professor, pois são atitudes que visam mudanças e contribuem para a formação integral dos nossos alunos. Relacionando a minha prática em artes, considero importante a expressão, a troca de experiências e a motivação em ensinar e aprender, pois como diz Vigotsky: "o professor deve ser um "impulsionador" frente aos seus alunos" este exemplo amplia nossos horizontes e nossa criatividade, instigando nossos alunos a não serem meros receptores e sim formadores de opinião.

quinta-feira, 16 de julho de 2009

Portfolio

O Portfolio é um documento que serve de arquivo e tem como objetivo aprofundar conhecimentos e habilidades, traduzir idéias, possibilidades e reflexões a cerca de determinado assunto ou conteúdo.
No portfolio, além de registrar o que é significativo o mesmo deverá ser organizado e repensado constantemente, a auto-avaliação deve ser realizada, pois desta forma é possível verificar se os objetivos estão sendo alcançados, deve servir para acompanhar o processo de ensino e aprendizagem, com aperfeiçoamento contínuo, revendo as práticas e inovações tecnologicas, bem como as realizações pedagógicas.

Este instrumento de aprendizagem é um meio de agregar conhecimentos, selecionar e aperfeiçoar as necessidades através de experiências que são registradas, sendo que ao expressarmos nossas metas e ideiais desenvolvemos além da criatividade, valores e reflexões contínuas no pensar e agir.